AS LESÕES DE SOBRECARGA EM BTT

Qual o praticante de bicicleta que nunca teve umas dorezinhas nos joelhos? Este artigo serve para elucidar algumas das possíveis causas e tratamentos das lesões de sobrecarga nos joelhos.

Por Dr. Gonçalo Barradas (Médico pós-graduado em Medicina Desportiva e Médico de Futebol do Grupo Desportivo Estoril Praia)

 

As chamadas lesões de sobrecarga no praticante de ciclismo ou BTT têm origem, como o próprio nome indica, num “uso a mais” da articulação e podem ter diversas causas. São normalmente não traumáticas, mas um traumatismo no passado pode posteriormente desencadear este tipo de lesão.

As zonas mais comuns de lesões de sobrecarga em pessoas que andam de bicicleta são as seguintes, por ordem decrescente: joelho, pescoço, zona lombar, mãos, tornozelo/pé e anca. A maioria destas lesões ocorre por erros de treino ou secundariamente a problemas de “bike fit”.

Cada vez existem mais praticantes desta modalidade a cometer este tipo de erros, muitos devido a inexperiência/ignorância ou falta de informação, e a surgir em consultas de Medicina Desportiva com este tipo de lesões. Nada como saber prevenir e preparar-se bem, tanto a nível de equipamento, bicicleta e roupa, como também de posição na bicicleta (“bike fit”), de plano de treino adequado, e de fortalecimento e alongamento adequado dos membros inferiores.

 

Leia aqui o artigo na sua totalidade – Fonte Bikes World