INSUFICIÊNCIA VENOSA E AS MALDITAS VARIZES

Dentro do nosso organismo temos artérias e veias. As artérias levam o sangue oxigenado do coração ao resto do corpo, enquanto as veias têm a função de transportar o sangue de volta para o coração. A insuficiência venosa é um problema que afeta as veias dos membros inferiores, ficando estas incapacitadas de fazer o retorno venoso.

POR Dr. Gonçalo Barradas (Médico Pós-Graduado em Medicina Desportiva)

 

No interior das veias existem umas válvulas que impedem que o sangue faça o retorno.

Estas estão situadas em intervalos regulares e apenas permitem que o sangue flua em direção ao coracão. Quando estas válvulas têm problemas, o retorno venoso torna-se mais difícil e a isto se chama de insuficiência venosa. Este quadro clínico faz com que haja acumulação de maior quantidade de sangue nos membros inferiores, provocando uma dilatação nas veias.

A esta dilatação chamamos de varizes, que são visíveis superficialmente com mais evidência nas pernas, sendo por isso inestéticas e, muitas vezes, dolorosas.

 

Todos correm o risco de ter varizes…

 

Se pensa que as varizes são um problema apenas de pessoas mais velhas, obesas, grávidas, do sexo feminino em geral ou de pessoas em baixo de forma física, está muito enganado.

Todos estes grupos estão em risco, é verdade, mas não quer dizer que as outras pessoas não possam desenvolver varizes. Até mesmo os atletas e as pessoas com um estilo de vida ativo e saudável correm o mesmo risco.

Uma coisa é certa, nem todas a veias que vemos no nosso corpo quando praticamos exercício físico são varizes.

 

Quanto melhor for o fluxo de sangue, melhor será a oxigenação dos músculos

 

Leia aqui o artigo na sua totalidade – Fonte Bikes World