JÁ IMAGINASTE COMO SERIA ANDAR OU CORRER NA LUA?

Hoje em dia essa “ideia” já é possível. Nesta edição proponho demonstrar uma máquina fantástica e revolucionária no âmbito da reabilitação/recuperação/performance desportiva. Será, sem dúvida, uma mais-valia para qualquer atleta e/ou praticante de ciclismo ou BTT.

Por GONÇALO BARRADAS

 

A Alter G é uma passadeira anti-gravidade desenvolvida pela NASA que usa tecnologia através da pressão do ar (Differential Air Pressure (DAP)) numa câmara pressurizada, que permite ajustar o peso corporal do indivíduo desde os 100% e reduzindo até aos 20%.

Desta forma permite-nos diminuir o impacto, a dor e o esforço, realizando uma marcha/corrida normal e natural, e tornando-se assim numa ferramenta fundamental num processo de reabilitação, seja por lesão muscular, entorses articulares dos membros inferiores, um pós-cirúrgico (por exemplo, anca, joelho ou tíbio társica), recuperação de fraturas, etc.

Quem pode utilizar a Alter G? 

Teoricamente qualquer pessoa pode ter benefícios, seja ela adolescente, adulta, idosa ou atleta.

Qual é a sua utilidade ?

Através da Alter G conseguimos reduzir drasticamente o impacto articular com segurança, diminuindo a força gravitacional na marcha, corrida ou até mesmo na realização de exercícios de cadeia cinética fechada, utilizando a passadeira parada e usufruindo apenas da vantagem de ter menos peso. Por exemplo, ao iniciar um agachamento, é possível fazê-lo com duplo apoio ou só com um de um modo controlado, seguro e sem dor. Com esta vantagem, o objetivo é permitir uma mobilidade mais rápida com amplitude articular normal e recuperação mais cedo do que o normal.

A Alter G é uma mais-valia não só na reabilitação, como no fortalecimento muscular, na recuperação ou no pós-treino em pessoas que necessitam de uma redução de carga articular devido a dores.

 

Leia aqui o artigo na sua totalidade – Fonte Bikes World